Cheque bancário e cheque visado

Cheque bancário e cheque visado?

Quais as diferenças e implicações de cada um?

O cheque é um meio de pagamento, que apesar de já não ser tão utilizado como em tempos passados, tem uma importância grande como instrumento de pagamento. Muitas vezes baseado nas limitações dos montantes máximos das transações de outras formas de pagamento, como cartões de débito, transferência através de homebanking e ATM (caixa multibanco), o cheque ainda é utilizado com alguma frequência.

Quando alguém vende uma casa ou um automóvel e aceita um cheque como pagamento, deve garantir que este tenha provisão. Para transações onde seja utilizado o cheque, e que estas tenham um grau de importância alto e estruturante, é habitual utilizar-se um cheque bancário ou um cheque visado.

Como funciona o cheque visado

O cheque visado é um cheque para o qual o banco garante que há fundos  suficientes  nessa conta para o cobrir.

Significado

Uma definição simples para o cheque visado pode ser a seguinte: cheque em que o banco emitente certifica que a conta do pagamento tem saldo suficiente para pagar o cheque no momento em que é aposto o visto.

Funcionamento

Na prática, o cheque visado funciona de forma bastante básica.

Para assegurar que o cheque é pago ao seu destinatário, o que o banco faz é cativar o valor nele definido, na conta de quem emitiu o cheque, durante pelo menos oito dias.

Para isso o banco junta um carimbo no cheque, na altura em que foi sujeito a visto. Este processo garante que o cheque visado é seguro para quem o recebe.

Cheque visado e cheque bancário

O cheque bancário assemelha-se ao cheque visado, sendo o cheque bancário aquele que é emitido pelo próprio banco e não pelo titular da conta, a favor de uma terceira pessoa, sempre com indicação do seu nome. 

Uma diferença importante entre os dois tipos de cheques é então essa indicação do nome: o cheque visado não tem de ser nominativo, isto é, não é obrigatório que ele contenha nomes. Outra grande diferença entre os dois tipos de cheques é o preço, sendo o cheque visado mais caro do que o cheque bancário.

Espero que este artigo ajude a esclarecer este tema.

Se tem alguma questão ou duvida sobre imobiliário por favor disponha e envie mensagem.

Os melhores cumprimentos

Artur Cruz

RE/MAX Tavira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *